Ablusadas-93

A Ablusadas nasce da motivação pessoal da Robs, cantora da banda na estrada do Blues há mais de 10 anos e, do encontro entre ela, Roberta, e as integrantes do grupo – Brenda, Débora, Milena, Mel, Maravilha, Lidi, Camila e Gisele.

Uma banda de blues exclusiva de mulheres rompe estruturas sociais e paradigmas misóginos, que tentam reduzir o papel feminino na música à voz e a um padrão objetivado da mulher sexy, delicada e disponível e as Ablusadas respondem com música a este preconceito: “Eu não aceito você me olhar com esta falta de respeito”. Este é o trecho de Batom Vermelho, composição delas que ganhará um clip este ano.

Na virada do ano de 2016 para 2017, Robs faz um pedido ‘Quero uma banda de mulheres’, pedido que sai da instância do desejo e se materializa. O nome Ablusadas foi uma escolha coletiva que diz muito do que elas vieram mostrar, são as ‘abusadas do blues’, já que para além de uma banda phoda, de qualidade, exclusiva de mulheres num universo extremamente difícil, elas ainda enfrentam a elitização do estilo, produzindo blues e Jazz em português, com músicas autorais e arranjos arrojados para o tradicionalismo existente. Elas estão aproximando o Blues e o Jazz das pessoas comuns e fazem isso de uma forma fantástica.

As Ablusadas ainda fazem questão de fortalecer outras artistas dos locais onde se apresentam, mostrando que o fortalecimento umas das outras é mais que um discurso cantado, é também vivido. As letras autorais falam inclusive das questões humanas, da vida delas próprias que acabam encontrando coro na semelhança das experiências de todas nós.

Da primeira apresentação oficial como banda no ‘Mulheres no Museu’ em 2017 até agora, foram inúmeras vivências e apresentações. Você pode acompanhar a agenda delas pela rede social @ablusadas.

Resumindo as Ablusadas são marcantes, subversivas, intensas. São vermelho sangue. Uma construção bem feita, dessas que duram pra posteridade. E assim desejamos vida longa a esse projeto incrível! Que sejam inspiração pra muitas outras mulheres realizarem os seus próprios talentos no mundo! ❤

Instagram: @ablusadas

Facebook: fb/Ablusadas

e-mail: ablusadas@gmail.com

Integrantes: Roberta Magalhães, Débora Coimbra, Mel Martins, Milena Zannini, Gi Caetano, Mi Maravilha, Lidiane Nunes, Camila Barreto, Brenda Marques.

Conteúdo extraído de: https://www.mulheresemcirculo.com/post/ablusadas