Brenda Marques Pena performa e autografa “Tsunâmica”, seu novo livro no Terça ConVerso, no Rio de Janeiro.

A escritora-performer-musicista mineira Brenda Mar(que)s Pena – referência internacional em Poesia Sonora/Sound Poetry – de Belo Horizonte (MG) autografará seu novo livro de poemas, “Tsunâmica”, no tradicional evento Terça ConVerso, realizado pelo grupo literário Poesia Simplesmente, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana – 30.Abr.2019, as 18:30 h. Na ocasião, a artista multimídia apresentará a performance “Tsunâmica”, fundamentada na tradição da Poesia Sonora. A performance e a sessão de autógrafos integram a programação do evento que conta tb com música e declamação de poemas.

O Livro 

Para a autora, “Tsunâmica” “é um tanto de pulsão, experimentação poética e celebração de um feminismo que mescla sensualidade, luta e vida em seu estado mais bruto”. De acordo com a editora Sangre Editorial, de Buenos Aires, o livro integra a Coleção 32 formada por obras contemporâneas de poetas da América do Sul, em edições feitas à mão, costuradas e numeradas um a um, e sobre o livro desta escritora-performer-musiccista: “são versos onde o eu lírico se expõe nua e cruamente, não apenas no papel, mas também na poesia sonora proposta pela autora, que gravou parte dos textos no intuito de torná-los ainda mais acessíveis.”

A Autora

BRENDA MAR(QUE)S PENA é uma artista multifacetada: escritora, jornalista, fotógrafa, baterista e produtora cultural. Nasceu e vive em Belo Horizonte (MG), onde trabalha na Rede Minas Cultural e Educativa atualmente como repórter e produtora do Alto-Falante, programa de música exibido em rede pela TV Brasil. Integra o Coletivo Contorno, as bandas Cáustica e Ablusadas, o grupo Corpo Língua de performance cênica e o núcleo de pesquisa em dramaturgia do Galpão Cine Horto. Atualmente pré-doutoranda, é Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, cursando a disciplinas na área de Poéticas e Políticas no doutorado, do programa de pós-gradução em Linguagens do CEFET-MG. É fundadora do Instituto Imersão Latina (IMEL), que faz parte das redes Facción Latina, Ciranda Brasil e Fórum Nacional de Democratização da Comunicação. Representante do Movimento Cultural Abrace, com sede no Uruguai e membro fundadora do Círculo de Narradores y Poetas del Mercosur. Diretora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, em Minas Gerais – AJEB-MG. Autora dos livros:  Tsunâmica (Sangre Editorial, 2019) Manos Pulsantes (O Lutador, 2017), DESnaturalizados (Editora Saramandaia, 2016), Poesia Sonora – História e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética (Editora Tradição Planalto, 2009), Utopias Possíveis: Imersão Latina: 10 anos (O Lutador, 2015) e organizadora das antologias do coletivo Nós da Poesia, atualmente na sexta edição. Seus poemas, contos, crônicas e ensaios foram publicados em diversas antologias nacionais e internacionais. Acadêmica correspondente da Real Academia de Letras, cadeira 12: Lygia Clark (patronesse). Participa de Bienais do Livro e feiras literárias internacionais desde 2000. Apresentou performances poéticas no Brasil, Cuba, Estados Unidos, França e Argentina. E como pesquisadora no Chile, Venezuela e Dakar (África). Prêmios: Excelência Cultural ABD 70 anos – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais 2014, Troféu Liberdade de Expressão Literarte 2015, Troféu Elizabeth Kinga: Melhores do Ano 2015 de Excelência em Gestão Cultural.

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Serviço:
 

Apresentação do livro “Tsunâmica” de Brenda Marques Pena

Data: 30 de abril de 2019

Local: Teatro Gláucio Gill. Praça Cardeal Arcoverde, S/N

           Copacabana. Rio de Janeiro (RJ)                                                                                      

Horário: 18:30 às 21h

Ingresso no evento Terça ConVerso: R$ 10,00

Preço do livro: R$ 30,00
Vendas online: https://pag.ae/7UN-CMncH
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Contato c/ a autora:

Brenda Marques Pena
Escritora, Jornalista e produtora cultural

brendajornalista@gmail.com
brendamars.wordpress.com