Écrivains Contemporains Du Minas Gerais no Salão do Livro de Paris – Portes de Versailles

A escritora e artista plástica mineira, Andreia Donadon Leal e a Diretora da Divine Collection in Paris, Diva Pavesi organizaram a antologia bilíngue – Português e Francês: “Écrivains Contemporains Du Minas Gerais”, com participação de 32 escritores produção literária mineira na França. O lançamento oficial da antologia será no Salão do Livro de Paris – Portes de Versailles, em março de 2012. Tradução e adaptação por Marc Galan e Prof. Doutor Athanase Vantchev de Thracy.

A organizadora da antologia selecionou 32 representantes da literatura contemporânea de Minas Gerais; entre poetas, contistas, ensaístas e cronistas, que participam ativamente de academias e agremiações literárias e produzem a literatura que circula nos meios de comunicação e nos debates acadêmicos e nos saraus que ainda são comuns deste Estado culturalmente rico. São representantes de regiões de Minas Gerais, propositores de estilos e de discursos próprios, caracterizadores da mineiridade herdada da Luta Inconfidente dos poetas árcades de Vila Rica – a liberdade.

Segundo a escritora e artista plástica do movimento aldravista, Andreia Donadon Leal, ‘a produção literária mineira é tão fecunda e suas academias tão seletas que não foi difícil fazer uma amostragem justa do que é a literatura deste Estado. O critério de escolha foi a abrangência do escritor em sua região e sua vinculação com agremiações de escritores. Todos, sem exceção, são expoentes da literatura brasileira deste início de século. Para não cometer injustiça de comentar os méritos de apenas alguns dos textos selecionados para esta obra, saiba o leitor que todos são a essência da estética mineira, com destaque a uma nova forma de poesia que acaba de ser elaborada em Minas Gerais pelos poetas aldravistas – a aldravia, poema síntese de seis versos univocabulares’.

Representantes de 15 cidades mineiras :

Amélia Marcionila Raposo da Luz (Pirapetinga) ; Andreia Donadon Leal (Mariana) ; Angela Togeiro (Belo Horizonte) ; Aníbal Albuquerque (Varginha) ; Aparecida Simões (Viçosa) ; Areoaldo de Paula (Paracatu) ; Auxiliadora de Carvalho e Lago (Belo Horizonte) ; Brenda Mar(que)s Pena (Belo Horizonte) Cecy Barbosa Campos (Juiz de Fora) ; Célia Lamounier de Araújo (Itapecerica) ; César Olímpio Ribeiro Magalhães (Juiz de Fora) ; Conceição Parreiras Abritta (Belo Horizonte) ; Douglas de Carvalho Henriques (Conselheiro Lafaiete) ; Elizabeth Rennó (Belo Horizonte) ;Elza Aguiar Neves (Belo Horizonte) ; Gabriel Bicalho (Mariana) ; Gilberto Madeira Peixoto (Belo Horizonte) ; Hebe Rôla (Mariana) ; J.B. Donadon-Leal (Mariana) ; José de Assis (Belo Horizonte) ; Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte) ; Magda Lúcia Rodrigues (Belo Horizonte) ; Maria Goretti de Freitas Oliveira (Ipatinga) ; Marilia Siqueira Lacerda (Ipatinga) ; Marly Moyses Silva Araujo (Mariana de Minas Gerais, para divulgação da a) ; Miriam Stella Blonski (São Gonçalo do Rio Abaixo) ; Marilene Vieira Monteiro de Castro (Ipatinga) ; Newton Vieira(Curvelo) ; Paulo José de Oliveira (Formiga) ; Sílvia de Araújo Motta (Belo Horizonte) ; Vilma Cunha Duarte (Araxá) ; Zaíra Melillo Martins (Caeté).

Anúncios